sábado, 2 de maio de 2009

APRENDIZAGEM COLABORATIVA: Conceito e Aplicações

APRENDIZAGEM COLABORATIVA: CONCEITO
O conceito de aprendizagem colaborativa, relacionado ao conceito de
aprender e trabalhar em grupo, embora se pareça recente, já foi bastante
testado e implementado por teóricos, pesquisadores e educadores desde o
século XVIII.
Embora utilizem diferentes maneiras para conceituar aprendizagem
colaborativa, fica evidente que todos colocam, cada um de sua forma, que é
por meio da construção em conjunto e com a ajuda entre os membros do grupo
que se busca atingir algo ou adquirir novos conhecimentos. A base da
aprendizagem colaborativa está na interação e troca entre os alunos, com o
objetivo de melhorar a competência dos mesmos para os trabalhos
cooperativos em grupo.
A aprendizagem colaborativa é um processo de reaculturação que ajuda os
estudantes a se tornarem membros de comunidades de conhecimento cuja
propriedade comum é diferente daquelas comunidades a que já pertence. Assume,
portanto, que o conhecimento é socialmente construído e que a aprendizagem é um
processo sociolingüístico.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA: APLICAÇÕES
Uma das áreas que mais tem recebido contribuição da tecnologia é certamente a da educação. São inúmeros os projetos, realizados e em andamento, que tem transformado o dia a dia em sala de aula possibilitando novas interações, aumentando a inclusão social e especialmente permitindo que estudantes construam seus próprios conhecimentos.
A aprendizagem colaborativa vem se tornando uma das estratégias mais eficazes para a Educação a Distância. Nela, a ênfase está na interação entre os participantes. Cabe ao(s) facilitador(es) ou moderador(es) propiciar situações de aprendizagem em que todos aprendam com todos. Essa estratégia é particularmente útil na formação continuada, na qual os aprendentes em regra são adultos e trazem consigo uma diversificada gama de conhecimentos e experiências previamente adquiridos / construídos, além de terem, em geral, grande diversidade de interesses. A aprendizagem colaborativa favorece uma combinação dos objetivos pessoais com os objetivos coletivos, que poderíamos chamar "objetivos do curso".
O ambiente virtual é particularmente propício à aprendizagem colaborativa por sua flexibilidade no que se refere a tempo, espaço, diversidade de itinerários ou percursos. Comunidades virtuais permitem a interação de todos com todos, em um processo similar ao que ocorre em uma reunião na qual qualquer um pode tomar a palavra.
Nas Ciências Humanas é primordial que seja aplicado, para uma facilitação da aprendizagem técnico-teórica, e na aplicação prática discutindo e rediscutindo conceitos.
Considero esse recurso muito importante nos metódos de ensino pois, tudo o que se é discutido com certeza é absorvido e repassado a diante. Em grupo é mais rico e dinâmico, e cá pra nós mas prazeroso!
Aprender, ensinar, ajudar, buscar, confiar, colaborar, partilhar, compartilhar, contribuir, desenvolver, facilitar, aprender a aprender, perguntar, responder, discutir, sugerir, preparar, participar, construir, reconstruir, novos horizontes, aprender em grupo, tudo isso faz parte da aprendizagem colaborativa.

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